Dicas para uma navegação mais segura dos seus filhos nas férias - SIM Internet - Fibra Óptica - Banda Larga
Skip to content

Dicas para uma navegação mais segura dos seus filhos nas férias

Neste mês de julho, a SiM Internet está abordando em suas redes sociais formas de “viajar” sem sair de casa já que este período para muitas pessoas é considerado de férias, principalmente com as crianças e adolescentes. Para aproveitar o tempo, vamos apresentar dicas para aproveitar o momento em casa utilizando a melhor internet e garantindo uma navegação segura.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 – PNAD, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas que utilizaram a internet, na faixa etária de 10 a 13 anos, foi de 77,7%. Ela ainda mostrou que o meio de acesso indicado na população de 10 anos ou mais de idade que teve acesso à internet foi o telefone celular com 98,6%. Outros meios apontados foram o microcomputador com 46, 2%, televisão com 31,9% e tablet que corresponde a 10,9%.

O acompanhamento dos pais ou responsáveis é essencial ao acesso às novas tecnologias e como complemento, tendo a diversão. Confira as dicas:

Uso da internet

O adulto seja ele pai ou responsável deverá ensinar a criança ou adolescente o uso da internet, estar presente em atividades e durante o acesso procurando estabelecer confiança e segurança ao mesmo.

Personalize a experiência dos filhos no Youtube Kids

É possível marcar o uso restrito do Youtube Kids de forma a personalizar o conteúdo consumido. Além do guia exposto pela plataforma de funcionamento, os pais ou responsáveis deverão realizar login no app e bloquear vídeos ou canais que não queiram que os filhos assistam. Denúncias sobre vídeos inapropriados também poderão ser realizadas.

Televisão com conteúdo restrito

Como houve um aumento no acesso à internet pela televisão, nela o conteúdo restrito também poderá ser ativado. Inclusive na Smart TV com o app Youtube.

Estabeleça horários de acesso

Cada família tem uma rotina diária e os pais são os melhores e mais adequados em estabelecer horários de acesso. Caso não possam estar presentes no momento do acesso, são sugeridos o ensinamento crítico em relação ao conteúdo que se consome e a possibilidade de assistir, ler ou jogar na presença de um adulto em novo período.

Diálogo é determinante

Nada que uma boa comunicação para criar laços, organizar atividades e fazer com que as férias sejam divertidas para todos. O diálogo com crianças e adolescentes é fundamental para não restringir, problematizar. Através dele torna-se algo prazeroso, motivado, e um alerta para a segurança na navegação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também: