Foto: Caroline Santana, Monik Helen e Clébio Galvão
Com a correria do dia a dia, precisamos garantir produtividade e praticidade no dia a dia. O acesso rápido, na palma da mão têm facilitado a vida de muitas pessoas. É assim com um pedido de alimentação pelo aplicativo, de um transporte e até mesmo com os documentos. Você já conhece os que possuem versões digitais e como utilizá-los? E muitos aplicativos podem ser baixados via smartphone ou tablet, em plataformas iOS ou Android.
Os documentos são o Registro Geral (RG) ou Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física Digital (CPF), e-Título, Carteira de Trabalho e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O Departamento de Recursos Humanos é um dos que mais geram documentação a serem arquivadas, de acordo com a auxiliar contábil da SiM Internet, Flávia Rodrigues de Oliveira. Nele são confeccionados contratos de trabalho, termos aditivos, recibos de férias, holerites, dentre outros. “A boa gestão da documentação por parte do RH assegura a empresa juridicamente em casos de auditorias e fiscalizações, como também facilita os afazeres diários do departamento caso, por exemplo, seja necessária a coleta de alguma informação para um relatório específico,” explica Flávia.
Ela ainda conta que na SiM estão aderindo ao armazenamento virtual da documentação. “Cada colaborador possui um cadastro dentro de nosso sistema interno, e nele, a documentação fica anexada. Com isso reduz o manuseio da documentação física e traz agilidade para o departamento,” afirma a auxiliar.
Emprego e Renda
Com a adaptação e conceito do home office, as pessoas começaram a se movimentarem para aliar a tecnologia a um novo posicionamento no mercado. O currículo profissional é construído com informações assertivas e enviados e/ou cadastrados em sites de empresas. A rotina que era voltada para a busca de anúncios em jornais impressos atualmente volta-se para os portais. A busca pelo trabalho no digital segue formas como elaboração de cartas de recomendação encaminhadas via e-mail, busca nas páginas e grupos de redes sociais que apresentam vagas, grupos de aplicativos de mensagens, sites de vagas, agências de empregos e cadastro na guia do “Trabalhe Conosco” presente nos sites das empresas.
De acordo com dados do Novo Caged da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT)/Ministério da Economia, o Estado do Tocantins no mês de setembro deste ano teve 6.373 admissões. Diante do período o qual estamos vivendo, muitos trabalhadores tiveram que recorrer ao programa de benefício emergencial (BEM) que se apropria também de sistema digital tanto para o empregador quanto para o trabalhador. Não podemos esquecer que a bola da vez também é a conta digital para recebimento do benefício.
Como a sugestão é ficar em casa, os boletos nem precisam mais chegar por papel, e sim, pelo e-mail ou serem pagos por aplicativos bancários através de códigos de barras que são digitados. Para o contador, Georgellis Martins, manter documentos digitais atualizados contribui para uma melhor performance e assertividade no desenvolvimento das atividades contábeis, de modo a mitigar a veiculação de dados incorretos.